Imagem Header Eventos
>Viagens >Vamos viajar para Ilhéus?
Ilhéus

Vamos viajar para Ilhéus?

Para quem está planejando viajar pelo Brasil, Ilhéus é uma ótima opção de destino turístico. A cidade baiana, eternizada nas obras de Jorge Amado, é conhecida por suas praias paradisíacas, paisagens exuberantes e sua charmosa arquitetura histórica repleta de atrações culturais.

Localizada na região sul da Costa do Cacau —  litoral com cerca de 190 km de praias — Ilhéus oferece uma moderna e excelente infraestrutura para receber os turistas durante todo o ano com hotéis de luxo, bares e restaurantes de alta qualidade.

O município com maior extensão litorânea da Bahia está a 450 quilômetros de Salvador, capital do estado. Os turistas que desejam visitar Ilhéus podem chegar à cidade de carro, ônibus, avião ou navio. O Aeroporto Jorge Amado, principal porta de entrada para a Costa do Cacau, opera voos nacionais partindo das principais capitais do país. A rodoviária fica próxima ao centro da cidade e dá acesso às praias do litoral baiano. Há ainda a opção de chegar à cidade de cruzeiro, desembarcando no Porto de Ilhéus.

Ilhéus

Imagem: Divulgação

Principais opções turísticas e atrativos de lazer em Ilhéus

Conhecida como a Princesinha do Sul, Ilhéus atrai e encanta turistas do Brasil e do mundo pela diversidade de opções turísticas e atrativos de lazer e entretenimento que oferece. Confira algumas das principais atrações deste destino.  

Réveillon em Batuba Beach

Tradicionalmente no Réveillon acontece o Batuba Beach Sound — um dos maiores eventos realizados em Ilhéus na virada de ano. Na programação deste ano o Batuba Beach Sound reúne atrações nacionais, entre elas Thiaguinho, Alok e Harmonia do Samba.

O complexo de lazer Batuba Beach está localizado à beira-mar de uma das mais bonitas praias de Ilhéus, a Praia de Batuba, cercada de coqueiros, recifes e areia dourada.

Hospedagem à beira mar

Opaba Hotel

O Opaba Hotel é uma das opções para descansar em Ilhéus. Imagem: Facebook

Reconhecida por sua cultura hospitaleira, Ilhéus oferece acomodações para todos os gostos e bolsos. Quem prefere aproveitar a cidade, pode se hospedar no centro histórico e conhecer as principais atrações turísticas caminhando. Já para os amantes de praias, Ilhéus possui inúmeras opções de hospedagem nos seus quase 100 km de extensão litorânea com faixa de areia repleta de coqueiros.

As praias do litoral sul de Ilhéus costumam ser as mais visitadas durante a alta temporada devido às diversas opções de hospedagem e uma infraestrutura completa aos turistas. No litoral norte de Ilhéus, as praias semi-desertas costumam receber visitantes que estão em busca de sossego.

Comidas típicas da culinária baiana

Com uma ampla variedade de restaurantes, concentrados no centro histórico e no bairro do Pontal, quem visita Ilhéus pode apreciar os pratos típicos da culinária baiana, como o acarajé, vatapá, tapioca e a moqueca de peixe.  

O Bar Vesúvio, tombado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus como patrimônio histórico, conhecido por fazer parte do cenário do romance Gabriela Cravo e Canela, é considerado o principal reduto da boemia no sul da Bahia. Lá os visitantes podem experimentar a famosa caipirinha de cacau.  

Entretenimento

Em Ilhéus há diversas opções de lazer e entretenimento para os turistas. Listamos os principais deles:

Roteiro Ecoturístico da Costa do Cacau

Para os turistas que gostam de aventura, Ilhéus dispõe de uma infinidade de atrações radicais que incluem trekking, arvorismo, caiaque, rapel, rafting e parapente. As praias de Ilhéus também são conhecidas por ser um dos melhores points da Bahia para a prática do surf.

Circuito Jorge Amado

Caminhar pelo centro histórico de Ilhéus é reviver um pouco da história do Brasil retratada nas obras do escritor Jorge Amado. O Circuito Jorge Amado oferece aos visitantes um passeio pelos prédios históricos da cidade que se transformaram em espaços culturais abertos ao público.

Estrada do Chocolate

O roteiro turístico da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, inclui fazendas com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação em meio à Mata Atlântica.

Os visitantes também podem aproveitar o passeio para se aprofundar no universo da produção de cacau. Durante todo o ano, as fazendas de cacau ficam abertas para visitação e oferecem aos turistas um tour guiado.

Gostou de conhecer os principais atrativos que Ilhéus oferece? Agora é só arrumar as malas e boa viagem!

Compartilhe:
Enviar comentário
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.